Floresta temperada sazonal

A Floresta Temperada pode ser decídua ou caducifólia, quando suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno), ou perenifólias, quando as folhas das arvores não caem por motivo de clima ou estações, caem somente quando a planta chega a senicência ou secam. Esses biomas são característicos de locais que apresentam as quatro estações bem nítidas: (primavera, verão, outono e inverno), esse fenômeno permite uma maior adaptação das espécies. Podem ser encontrados nos Estados Unidos, na Europa Ocidental, na China, nas Coréias e no Japão.
As temperaturas médias anuais são moderadas, variando entre 5º - 20º C em baixas altitudes, embora a temperatura média vá cariando ao longo do ano, índices pluviométricos atingem médias entre 75 a 100 centímetros por ano, como regra, cerca de 20mm de precipitação mensal para cada 10º C na temperatura proporcionam uma umidade suficiente para as plantas crescerem.
Floresta Temperada caracteriza-se pela presença de inúmeras espécies de árvores como carvalhos, sequóias, pinheiros, cedros, faias, sobreiros (dos quais se extrai a cortiça), etc. No outono as folhas adquirem coloração típica, do vermelho ao castanho, passando pelo alaranjado, dourado e cobre. Caem e cobrem o solo com espessa camada de matéria orgânica, que permite o desenvolvimento de musgos.
Floresta temperada pluvial
A floresta pluvial temperada é constituída predominantemente por coníferas ou árvores de folhas largas permanentes, ou ainda por espécies decíduas. A floresta pluvial temperada de coníferas é famosa por suas árvores de grande porte e muito velhas, incluindo as sequóias, as maiores árvores do planeta. Estima-se que a biomassa dessas florestas esteja entre 500 e 2.000 toneladas métricas por hectare. Este fato torna-as de grande valor econômico, o que por sua vez tem levado a sua destruição.
Regiões onde há floresta temperada:
-Costa oeste dos Estados Unidos e Canadá.
-Sul do Chile
-Norte da Espanha e Portugal
-Região oeste do Reino Unido.
-Turquia
-Japão e leste e sul da China
-Região sudeste da Austrália
-Sudoeste da Argentina
-Costa ocidental da Nova Zelândia
-Oeste da Noruega
Exemplos de mamíferos típicos de florestas temperadas:
Exemplos de insetos típicos de florestas temperadas:
Exemplos de pássaros típicos de florestas temperadas:
Floresta Temperada clima:
- Nas áreas de clima temperado, os verões costumam ser moderados e os invernos frios;
- O índice pluviométrico (quantidade de chuvas) varia entre 1.500 mm e 2.000 mm (média anual);
- Na época do inverno, a umidade relativa do ar fica em torno de 80%. Já no verão ela aumenta para cerca de 90%.
- No período do inverno, a média de temperatura fica em torno de -2°C. No verão, a média sobe para 15°C.
Espécies:
As florestas temperadas decíduas exibem elevada diversidade de espécies, com vegetação predominantemente arbórea (por exemplo, carvalho, faia e nogueira), e uma fauna rica, constituída por mamíferos diversos (ursos, veados, esquilos, raposas, lebres), répteis, anfíbios, inúmeras aves, insetos.
Flora
A floresta temperada caracteriza-se pela presença de várias espécies de árvores tal como ulmeiro, faia, nogueira, plátano, ácer, choupo, álamo, bétula, freixo, salgueiro, cerejeira, castanheiro, tília, amieiro, carvalho, pinheiro e cedro.
Fauna
A fauna é bastante rica: insetos que se alimentam de madeira (xilófagos), esquilos, ratos, veados, javalis, aves insetívoras, aves noturnas, ursos, lobos, e vários felinos. Em algumas regiões, como forma de adaptação às baixas temperaturas do inverno, alguns animais migram, enquanto outros animais hibernam.
Comentários
Postar um comentário